
Ele foi simplesmente perfeito na corrida deste domingo. Não existe nenhum aspecto de seu desempenho em Cingapura que possa ser questionado. Fernando Alonso fez a pole, melhor volta, liderou a corrida de ponta a ponta e venceu, fazendo seu primeiro Grand Chelem da carreira (nome dado ao êxito nestes quatro quesitos em um GP). Irrepreensível. O espanhol, que já havia vencido na Itália, há 15 dias, entrou de vez na briga ao assumir a segunda posição do Mundial de Pilotos, atrás apenas do sortudo Mark Webber (falaremos dele mais tarde). Ele renasceu para o campeonato sob a luz dos holofotes cingapurianos.
Alonso fez uma boa largada, quando defendeu limpamente a posição do ataque de Sebastian Vettel. Depois, no primeiro trecho da prova, forçou bastante para abrir uma boa vantagem para seus rivais. Apenas o alemão da RBR se manteve próximo, o que criou um clima de suspense para o momento dos pit stops. Nem as duas entradas do safety car, uma no início e outra pouco depois da metade da corrida, atrapalharam o amplo domínio do bicampeão da Fórmula 1. Ele seria ameaçado apenas no fim, quando já poupava o carro e teve de enfrentar vários retardatários mais lentos. Mas a pressão de Vettel não foi suficiente para ameaçar Alonso.

Webber, por sua vez, foi bafejado pela sorte neste fim de semana. Em quinto, ele aproveitou o safety car precoce para fazer sua parada nos boxes. Depois, ousado, fez várias ultrapassagens e roubou a terceira e a quarta posições dos carros da McLaren. Só que, na relargada após a segunda entrada do carro de segurança, o australiano se enrolou com alguns carros mais lentos e deu chances para Lewis Hamilton tentar o troco. O inglês arriscou demais e os dois se tocaram. O campeão de 2008 abandonou, mas o líder do campeonato permaneceu na pista e terminou em terceiro. Após a prova, a análise da equipe e da Bridgestone mostrou que o pneu ficou a apenas cinco milímetros de se soltar da roda após resistir a 25 voltas (!). Diria que são os primeiros sinais da chamada sorte de campeão…
Rubens Barrichello também fez uma boa corrida, que poderia ter sido ainda melhor se ele tivesse acertado a largada. O brasileiro, que saía em sexto, caiu para oitavo e ficou preso atrás dos carros de Nico Rosberg e Robert Kubica. Mesmo assim, ele ainda salvou a sexta posição em Cingapura, assegurando pontos importantes para o campeonato. Já Felipe Massa, que saiu em último, aproveitou a primeira entrada do safety car e ganhou varias posições após seu precoce pit stop. Preso atrás de pilotos mais lentos, ele parecia sem ação para tentar algo. No fim, a oitava posição foi lucro para ele, após as punições a Nico Hulkenberg e Adrian Sutil.
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